quarta-feira, 24 de março de 2010

Avaliação pós-ocupação (APO)

Nesta pesquisa de levantamento de pós-ocupação, foram entrevistados moradores do conjunto habitacional Jardim das Palmeiras II, no bairro Jardim Holanda. Estas moradias fazem parte do PAR (Programa de Arrendamento Residencial da Caixa), são habitações concebidas em série,com forma padronizada de construção e implantação.



O objetivo consistia em avaliar a qualidade funcional e estética que se encontravam suas habitações, fazendo um comparativo com a visão particular dos proprietários.
Apesar de previstos no projeto original, os questionários apontaram falta de equipamentos públicos no bairro, áreas destinadas ao lazer, entre outros. Referente à habitação, encontramos aspectos insatisfatórios como a falta de espaço para estocagem, a má repartição interna(cômodos com dimensões insuficientes), dificuldade dos moradores para mobiliar, baixa qualidade no acabamento, áreas de serviço com áreas insuficientes e na sua maioria descobertas. Com relação à ventilação, isolamento acústico e iluminação natural, os moradores mostraram em sua maioria comportamento satisfatório, porém a qualidade das aberturas e das esquadrias, se mostrava precária(não atendia as necessidades de forma eficaz).









Todos os moradores entrevistados evidenciaram sua intenção de ampliar e melhorar o espaço dos cômodos, assim que fosse viável, além de desejarem a implantação de equipamentos institucionais no bairro, para evitar o deslocamento para bairros vizinhos.















  Essa avaliação levantou pontos de partida interessantes para o projeto da residência flexível, que será o próximo exercício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário