Sistema costrutivo
O sistema utilizado é light steel frame com painéis de OSB. Os painéis de OSB são caracterizados por sua rapidez de execução, total aproveitamento da placa, resistência a impactos, fogo e possui propriedades de isolamento termo-acústico. Os elementos etruturais do light steel frame são perfis de aço formados a frio de aço galvanizado. O fechamento interno é de drywall(chapas em gesso acartonado),seguidos de isolantes termoacústicos e impermeabilizantes.
"A resistência da estrutura é assegurada pelo metal. Neste sentido uma casa no sistema Light Steel Framing não difere de qualquer outra casa de alvenaria. A resistência estrutural de qualquer casa vulgar é assegurada pelo uso de varas de ferro embutidas em pilares e lintéis de cimento. No entanto, no primeiro caso, são usados perfis e vigas de aço galvanizado em espaçamentos de 60 cm ou menos. Tomando por hipótese uma habitação de tamanho normal, tendo um piso térreo e um superior, totalizando 200 m2 por exemplo, são empregados cerca de 1.300 m de perfis verticais, 500 m de vigas de piso, 500 m de vigas de telhado e 800 m de canais além de centenas de outros elementos metálicos essenciais.
A casa torna-se uma estrutura flexível, adaptando-se às mínimas variações do terreno, não abrindo fissuras nas paredes e sem apresentar o risco de queda de colunas ou de placas na eventualidade de um terremoto. Para isto também contribui o baixo peso da inteira edificação e a uniformidade na distribuição das cargas, atenuando os pontos de concentração de forças e de tensões."
Pensando em um projeto sustentável, uma casa eficiente deve adotar no mínimo dois sistemas ecologicamente corretos: sistema de aproveitamento das águas pluviais, e sistema de aquecimento solar. Eles vão garantir uma melhor qualidade de vida aos moradores, além de uso consciente e economia nos gastos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário